Início do conteúdo


	
	

Programas e Bolsas

Pessoas se reunindo em mesa redonda

Conheça iniciativas de apoio a difusão científica e tecnológica da Instituição.

Apresentação

sumário

Conheça iniciativas de apoio a difusão científica e tecnológica da Instituição.

Editais e resultados

sumário







         

 

  

  

  

  

  

 

Programa de Apoio à produtividade em pesquisa (proapp)

sumário

O Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa – ProAPP/IFCE, contempla docentes com dedicação exclusiva com título de doutor ou mestre, integrantes de grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Pesquisa da DIPPG/IFCE. Os bolsistas do ProAPP recebem uma bolsa financeira mensal para auxiliar no trabalho de estudos e pesquisa.

Programa piqdtec

sumário

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), juntamente com a CAPES deu continuidade à implantação do Programa de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – PIQDTec. Atualmente, a Instituição conta com um total de 9 (nove) bolsistas PIQDTec, sendo 4 (quatro) de mestrado e 5 (cinco) de doutorado.

Programas de Iniciação Científica

sumário

  

PIBIC/CNPq e PIBIC/IFCE

A Instituição mantém o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC por meio de convênio com o CNPq. A iniciativa objetiva despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Dentre outros objetivos, podemos destacar:

  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação;
  • Estimular maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural;
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

A Entidade Educacional possui 35 (trinta e cinco) bolsistas do PIBIC/CNPq, e em contrapartida, mantém outros 35 (trinta e cinco) bolsistas com recursos próprios por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE – PBICT/IFCE.

Programa PIBCT- FUNCAP

Outro programa de bolsas de iniciação científica mantido pela Instituição é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da FUNCAP - PIBICT/FUNCAP. Abaixo, seguem os nomes dos bolsistas PIBICT/FUNCAP:

Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) da FUNCAP/CNPq

A Instituição em parceria com a FUNCAP possui três bolsistas DCR-FUNCAP/CNPq:

  • Dra Priscila Maria Dellamatrice que desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Tecnologia Ambiental – LATAM sob a supervisão da Profa. Dra. Glória Maria Marinho Silva Sampaio;
  • Dra Mabel Calina de França Paz que desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Águas de Mananciais e Residuárias – LIAMAR sob a supervisão da Profa. Dra. Glória Maria Marinho Silva Sampaio.
  • Dra Lucilene Pereira que desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Química da Uned-Juazeiro do Norte, sob a supervisão da Profa. Dra. Glória Maria Marinho Silva Sampaio

PIBITI/CNPq e PIBITI/IFCE

Em 2007, o CNPq implantou outro programa de bolsas de iniciação científica: o PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). O PIBITI foi criado para estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. As bolsas de iniciação tecnológica serão destinadas a instituições públicas, comunitárias ou privadas. O IFCE possui uma cota de 13 (treze) bolsas para esse novo programa.

Os objetivos gerais do Programa são:

Capes pró-equipamentos

sumário

Em cumprimento a política de transparência e compartilhamento da Capes no âmbito das Instituições de Ensino e Pesquisa informamos a seguir a relação de equipamentos adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos Institucional.

Edital 11/2009

EQUIPAMENTOS REGISTRO PATRIMONIAL LOCAL DE INSTALAÇÃO
Espectrofotômetro UV-Vis com reflectância 126902 Laboratório de Tecnologia química
Tensiômetro de gota 126910 Laboratório de Tecnologia química
Ozonizador 148472 Laboratório de Tecnologia química
Potenciostato-Galvanostato 148473 Laboratório de Tecnologia química

Contato

sumário

Instituto Federal do Ceará
Programas e Bolsas
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: R. José Lourenço, 3000 - Joaquim Távora CEP: 60115-282 Fone: (85) 3401.2300 Fax: (85) 3401.2323
Campus Juazeiro do Norte: Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto CEP: 63.040-540 Fone: (88) 2101.5300 Fax: (88) 2101.5351

Clique aqui para visualizar o endereço dos demais Campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.