Campus Juazeiro recebe alunos surdos em visita escolar

Discentes com necessidade especial acompanham aula ministrada na língua de sinais

foto libras O instituto Federal do Ceará, campus de Juazeiro do Norte, recebeu, na última quinta feira (06/05), a visita de 05 alunos do ensino fundamental (8° e 9º anos), da escola João Alencar Figueiredo. Os estudantes são surdos e vieram acompanhados de uma professora e duas interpretes para acompanhar uma aula de libras ministrada para os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física.

Segundo a professora Neci Sousa, os visitantes não tiveram contato com interpretes da língua de sinais nas séries iniciais do ensino fundamental, o que acarretou dificuldades de aprendizagem, principalmente na língua portuguesa. A docente, que é responsável na escola pelo departamento de AEE (Atendimento Educacional Especializado), relatou que desde o ano passado os estudantes são auxiliados por interpretes de LIBRAS e que os conteúdos próprios de suas necessidades são vivenciados no contra turno.

Neci relatou ainda que a iniciativa de trazer seus alunos ao IF surgiu depois de participar de uma oficina ministrada pela Professora Izalete Vieira. Ela elogiou a didática e a escolha dos temas abordados nas aulas pela docente, sempre trazendo proximidade com o cotidiano vivido pelos alunos.

A docente do nosso campus, Izalete Vieira, relatou o entusiasmo percebido nos discentes, tanto por sua aula, inteiramente ministrada na Língua Brasileira de Sinais, quanto pela estrutura física do Instituto Federal. Segundo a servidora, os alunos relataram que queriam permanecer na escola mesmo após a visita terminar.

Após o termino da aula, a equipe do colégio teve um breve encontro com a professora Ialuska Guerra, chefe do departamento XXXXX. No encontro, foi firmada parceria que viabiliza a participação dos estudantes da escola no projeto de extensão intitulado “Inclusão em Movimento”, que proporciona atividades físicas para pessoas com necessidades especiais.