Time Enactus inaugura mandala no campus

O sistema produtivo favorece aproveitamento da água e do solo

mandalaDurante a Enactus Week, o time Enactus do IFCE- Juazeiro do Norte, inaugurou no campus a mandala Zé Maria do Tomé, esse nome homenageia o agricultor José Maria, da comunidade Tomé, localizada em Limoeiro do Norte, personalidade que se destacou na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi.

O estudante do time Enactus, Marcos da Silva, explica que mandala é um sistema produtivo em formato circular destinado à agricultura familiar, cujas condições geralmente contam com pouco espaço e escassez de água. “O sistema permite um melhor aproveitamento da água e do solo”, conclui.

Marcos conduziu a visita guiada pela mandala apresentando as hortaliças que já foram plantadas, tais como coentro, tomate-cereja, pepino, rabanete, abobrinha e salsinha. A estudante do curso de Saneamento Ambiental da Fatec, Edilania do Nascimento, participou da inauguração, ela destaca a importância de aprender técnicas desse tipo, que conciliem o melhor aproveitamento de recursos. “Nós precisamos da natureza, então temos que cuidar da melhor forma”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do time, professora Viviane Brito Viana, essa mandala é um “laboratório vivo”, que permitirá a todos aprender e utilizar a técnica, pois os estudantes terão condições teóricas e práticas para implantar novas mandalas em outros locais da região do Cariri. “Ressalto que qualquer estudante do campus pode fazer parte do time Enactus e contribuir”, convida.De acordo com Viviane, o recurso utilizado para implantação da mandala no campus foi obtido por meio da submissão de um projeto ao edital da Fundação Cargill.

Imagem: Time Enactus do IFCE-Juazeiro inaugura mandala no campus(foto:Sheyla Graziela)

Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte